Treinamento Funcional na Terceira Idade

13/06/2019

O envelhecimento do corpo requer a prática de atividades específicas e nem todas as modalidades trabalham as necessidades cotidianas dos idosos.

 

 

A prática de exercícios físicos já tem seus benefícios comprovados para todas idades, desde que sejam respeitadas as capacidades e limitações de cada um. Mas em especial, o treinamento funcional pode ajudar aqueles que querem desfrutar de uma vida saudável na melhor idade.

 

É muito comum falarmos sobre a importância da atividade física na terceira idade, mas muitas pessoas esperam que essas atividades não envolvam exercícios considerados mais “difíceis” e que exijam certo esforço do corpo. Por isso, quando o assunto é treinamento funcional para idosos, é comum que haja estranhamento e até certo receio.

 

É importante entender que o treinamento funcional pode, não apenas ser adaptado para idosos, como também possui ainda uma série de benefícios que vão ajudar o idoso a conservar ou, quando for o caso, recuperar grande parte de suas capacidades funcionais e melhorar a qualidade de vida. Além disso, o treinamento funcional ajuda a diminuir riscos de acidentes e até a prevenir uma série de doenças, como as doenças reumatológicas, por exemplo.

 

Seguem abaixo 5 benefícios do treinamento funcional para a terceira idade:

 

• Melhora da flexibilidade, ajudando a recuperar a mobilidade das articulações

• Ganho de equilíbrio, diminuindo o risco de quedas

• Melhora da resistência física, tendo mais energia para realizar as atividades do dia-a-dia

• Ganho de força muscular, para dar mais independência

• Benefícios sociais e psicológicos, diminuindo o risco de depressão e outros problemas psicológicos.

 

Portanto, o treinamento funcional é um ótimo aliado dos idosos, desde que realizados da maneira correta e com o acompanhamento de um profissional de Educação Física e auxílio de Fisioterapeutas.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Diminuição rápida de peso em idosos: Cuidado! Pode ser Sarcopenia!

06/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload