Musculação no Tratamento da Artrose

Caracterizada pela destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações, aquelas partes do corpo que permitem a mobilidade dos ossos, levando à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos, a artrose atinge 20% da população com até 40 anos de idade. Este número chega a quase 100% quando tomamos como referência a população com 80 anos.
Novos estudos encontraram importantes evidências de que submeter o paciente a um programa específico de exercícios supervisionados com pesos é mais eficaz do que simplesmente indicar a prática da atividade física, principalmente quando associada de redução do peso corporal entre 5% a 10%. Conforme os pesquisadores, os exercícios de musculação possuem ações diretas no processo de reabilitação da artrose, pois é comum observar atrofia e fraqueza dos músculos ao redor da articulação lesionada e somente a musculação pode recuperar essa região.
Vantagens dos exercícios de musculação para portadores de artroses
• Acarretam ganho de massa óssea e muscular.
• Não requerem aptidão prévia.
• Apresentam menores riscos cardiovasculares do que uma simples caminhada de intensidade moderada no plano, principalmente para pacientes portadores de doença cardíaca grave.
• Pelo incremento de força muscular, diminuem o risco de quedas e devolvem a independência funcional ao paciente.