Ultrassom Terapêutico

25/08/2018

Ultrassom Terapêutico é muito utilizado na fisioterapia.
O ultrassom terapêutico é um aparelho muito usado na fisioterapia para tratamento de diversas patologias.
A fisioterapia com ultrassom é feita com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a resposta inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo edemas, dores e as lesões musculares, reduzindo as dores e recuperando a lesão em menor tempo.

INDICAÇÕES:

O tratamento de fisioterapia com ultrassom é indicado para as seguintes patologias:

• Osteoartrose;
• Inflamação das articulações;
• Dor lombar;
• Tendinites,
• Bursites
• Dores agudas sub-agudas ou crônicas;
• Lesões musculares.

CONTRA-INDICAÇÕES:

• Casos de osteoporose avançadas
• Presença de próteses, parafusos ou placas
• Gravidez
• Neoplasias e áreas tratadas com radioterapia
• Varizes avançadas

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO
O tratamento com ultrassom promove a liberação de calor para os tecidos, como tendões, músculos e articulações, diminuindo os sintomas de inflamação e promovendo a regeneração do tecido. Esse tratamento não é doloroso, não tem efeitos colaterais e é feito por meio de um transdutor coberto com gel especifico capaz de gerar correntes elétricas de frequências alternadas que penetram no tecido e estimulam o fluxo sanguíneo da região melhorando seu quadro de dor e acelerando sua recuperação. O tempo médio de utilização desse procedimento varia de 3 a 8 minutos dependendo do tamanho e o local da região tratada.