Cross Pilates

04/10/2017

CROSS PILATES

Vc sabe o que é?

 

Surgiu em 2015, esta modalidade foi criada pela fisioterapeuta Simone Fonseca, no qual uniu princípios básicos do Pilates Clássico com as bases do treinamento funcional.

A fusão do PILATES CLÁSSICO com o TREINAMENTO FUNCIONAL

 

PILATES CLÁSSICO

Criado por Joseph Pilates, na década de 1920, visa um treino físico e mental, buscando equilíbrio entre corpo e mente. O método fundamenta em 6 princípios que devemos seguir e aplicar durante os exercícios.

 

São eles:

 

1.CENTRO – É o ponto principal do método, chamado de POWER HOUSE ou centro de força. Consiste na ativação da musculatura que vai do assoalho pélvico até a caixa torácica superior, composta pelos músculos abdominais, transverso do abdômen, multífido e os músculos do assoalho pélvico.

 

2. CONCENTRAÇÃO – O corpo e a mente precisam trabalhar juntos para perfeita execução dos exercícios, para isso precisamos de uma concentração adequada.

 

3. CONTROLE – É importante para que não haja lesões durante os exercícios. Ter o controle nos permite realizar movimentos controlados de forma adequada a amplitude e força durante a progressão do exercício.

 

4. PRECISÃO – Os movimentos devem ser precisos e perfeitos para que não haja compensações.

 

5. FLUIDEZ – nos permite executar movimentos lentos e harmoniosos.

 

6. RESPIRAÇÃO – É muito importante pois nos ajuda a manter a contração abdominal mantendo o Power House ativado, precisamos respirar adequadamente em cada movimento.

 

TREINAMENTO FUNCIONAL

 

Temos como principal objetivo a melhora do desempenho para uma função, movimento ou gesto esportivo, levando a um equilíbrio muscular uni e bilateral. Ele trina movimentos e não músculos isolados buscando assim maior simetria e harmonia do corpo como um todo. Visa aperfeiçoar habilidades motoras e capacidades biomotoras, assim, termos percepção dos movimentos, melhora da postura, equilíbrio muscular, condicionamento físico, perda de peso, aumento de força, agilidade, flexibilidade, resistência, eficiência de movimento e melhora de estruturas afetadas.

Tem como objetivo principal o desenvolvimento e três aptidões físicas: Cardiorrespiratória, Neuromuscular e Neuromotora essenciais para uma boa qualidade de vida.

Trabalham padrões de movimentos que são eles: agachar, avançar, puxar, empurrar, girar e levantar.

 

Temos no treinamento funcional 2 princípios:

 

  1. SISTEMATIZAÇÃO - O grau de dificuldade do exercício vai depender de uma avaliação inicial a qual determinara como possamos progredir com cada um de acordo com sua capacidade, a progressão acontecera de forma sistemática.

  2. ESPECIFICIDADE - devemos considerar movimento, velocidade, amplitude de movimento e posicionamento.

PRINCÍPIOS DO CROSS PILATES

 

1. CAPACIDADE CARDIORESPIRATÓRIA – Executar exercícios de intensidade moderada a alta por longos períodos.

 

2. FORÇA – Capacidade de exercer uma resistência imposta.

 

3. FLEXIBILIDADE – alongamento das estruturas através da amplitude do movimento articular.

 

4. VELOCIDADE -Aplicada depois da execução correta dos movimentos.

 

5.POTÊNCIA – exercícios com cargas altas, utilizando a resistência máxima do musculo, esta relacionada diretamente com a velocidade.

 

6. COORDENAÇÃO MOTORA – ação de pequenos e grandes músculos possibilitando diferentes movimentos com perfeição.

 

 

7. AGILIDADE – Conseguir unir força, coordenação, flexibilidade e velocidade visando movimento perfeito.

 

 

8. EQUILÍBRIO – manter nosso centro de gravidade estável quando submetido a uma instabilidade estática ou dinâmica.

 

 

9. PRECISÃO – executar o exercício com perfeição e precisão.

 

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