Musculação na Terceira Idade

03/10/2017

Quem foi que disse que musculação é assunto para os mais jovens que estão preocupados em modelar o corpo? Os benefícios desses exercícios vão muito além de questões relacionadas à estética. Afinal, quando praticados na terceira idade melhoram a qualidade de vida e ainda ameniza as perdas funcionais no decorrer do processo de envelhecimento.

Atualmente, a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade. Sabe-se que o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, e tem como objetivo aumentar a massa muscular, densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado à força, melhorando as condições funcionais do aluno, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição, facilidade e sem a dependência de terceiros.

Portanto, a musculação é na verdade um dos, senão o melhor, exercício físico a ser estimulados aos idosos, pois traz benefícios imediatos se comparados com outras atividades físicas, fortalecendo não só as estruturas músculo-articulares, mas também o aspecto mental e psicológico do idoso.

Benefícios da musculação na terceira idade:

• Alivio de dores

• Restauração do equilíbrio e redução de quedas

• Fortalecimento muscular e ósseo

• Manutenção do peso corporal

• Controle da glicose no sangue

• Saúde mental

• Melhoria do sono

• Redução do risco de doenças cardíacas