Fascite Plantar

03/10/2017

A fáscia plantar é um tecido conjuntivo pouco elástico que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé, recobrindo a musculatura, tendo como principal função absorção de choques e impactos além de ajudar durante a marcha.

A inflamação da fascia plantar é mais conhecida como fascite plantar. Sendo este um processo inflamatório e degenerativo, causado por estiramento, estresse excessivo ou movimentos repetitivos nessa região.

Geralmente quem sofre dessa patologia são pessoas entre 40 e 60 anos de ambos os sexos, com sobrepeso, atletas e pessoas que uso de calçados inadequados.

SINTOMAS

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte em pontada na planta do pé, próximo ao calcanhar. Em geral essa dor é mais intensa pela manhã, durante as primeiras pisadas, mas alivia durante o dia. Nada impede, porém que a dor apareça em qualquer ponto da fascia, após longos períodos em pé, depois de subir e descer escadas, na pratica excessiva ou falta de atividade física. Inchaço e vermelhidão são outros sinais que podem estar presentes.

DIAGNÓSTICO

Inicialmente, o diagnostico de fascite plantar é clínico, sendo levado em conta os sintomas e os fatores de risco. Exames de raios X e ultrassom podem estabelecer um diagnostico diferencial com esporão de calcâneo, metatarsalgia e tendinites.

TRATAMENTO

A fisioterapia busca, como tratamento de fascite plantar, reduzir a inflamação, aliviar a dor e habilitar o paciente a retornar suas atividades normais. Para isso são utilizados recursos analgésicos e antiinflamatórios de eletroterapia, terapia de ondas de choque, acupuntura, exercícios de alongamento, fortalecimento e liberação miofascial da região de tornozelo e pé.

PREVENÇÃO

Como prevenção é importante evitar ganho de peso excessivo, restringir atividades que agravam a dor, utilizar calçados adequados com bom sistema de amortecimento, evitar andar descalço em superfícies rígidas e utilizar palmilhas ortopédicas para correção da pisada.